Outubro mês missionário/mês Mariano

Outubro mês missionário/mês Mariano

No mês de Maria somos convocados a refletir sobre nossa missão de evangelizar.

“A Igreja peregrina é por sua natureza missionária, pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai” ( AG 2).

Ser missionária não é para a igreja uma prerrogativa, um privilégio, nem uma simples nota característica ( católica ), é a sua própria razão de ser. Ela existe para a missão e foi fundada para isso. A Igreja deixara de existir sobre a terra quando esta missão ( de anunciar no seu tempo o amor do Pai revelado no Filho atualizado pelo Espírito) estiver cumprida. Também não é mais Igreja aquela comunidade que se fechou em si mesma ou perdeu o seu elã missionário. Então nos perguntamos o que é missão ? A Palavra missão deriva do latim “ Mittere” = “ Enviar” // “ Missus” = “ Enviado”, portanto missão quer dizer:incumbência – tarefa – obrigação – encargo – comissão especial – vocação. Temos assim vários tipos de missão: diplomática, de paz, de guerra, científica e a que nos interessa a religiosa. Os protagonistas da missão religiosa são dois: Deus que envia e o homem que responde.Cristo descreveu em suas parábolas a historia da salvação apresentando o Pai como o Senhor da messe, proprietário da vinha, que constantemente envia os seus servos a trabalhar e recolher os frutos. Finalmente envia os eu próprio Filho. ( Mt 20,1ss ).Portanto a origem de toda ação salvífica está no Pai,ou seja é Ele o primeiro interessado na salvação do mundo, daí que Jesus nos ensina a pedir ao Pai como Senhor da messe que envie operários ( missionários ) para a sua messe ( Mt 9, 37 ). O próprio Filho Jesus Cristo se apresenta como o missionário, o enviado do Pai: “ Saí de junto do Pai e vim ao mundo”,“ A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou” ( Jo 7,16), por isso Ele é a Boa Nova do Pai ao mundo. O que foi pregado uma vez pelo Senhor, ou o que nele se realizou pela salvação da humanidade, deve ser proclamado e difundido até os confins da terra, assim sendo a Igreja é destinada a percorrer os mesmos caminhos de Cristo a fim de comunicar a todos os frutos da salvação ( AG 3.4 ). O mandato missionário recebido pela Igreja deve ser estendido até os confins da terra, do mundo em cada época conhecido, pelo anuncio, pelo testemunho, e pelo batismo ( Mt 28, 19 ).A igreja recebeu o seu mandato missionário do próprio Cristo, que declarou; “ como o Pai me enviou assim também Eu envio vocês: Ide pois, e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo…”. Daí pois o dever que cabe a Igreja de propagar a fé e a salvação de Cristo a todos os povos pelo exemplo da vida, pela pregação e pelos sacramentos. As razoes da atividade missionária esta na vontade de Deus que “quer que todos os homens sejam salvos e que cheguem ao conhecimento da verdade” ( AG 7 ). A missão de anunciar o evangelho possui desde sempre dois aspectos: 1. ad extra ou ad gentes ( para fora), 2 ad intra (para dentro). O primeiro aspecto se refere prioritariamente ao primeiro anúncio do Evangelho sobre tudo aqueles povos que nunca ouviram falar explicitamente de Cristo e de sua salvação; o segundo aspecto se refere á missão aqueles que por vários motivos perderam ou estão perdendo a fé em Cristo embora o conheçam. Neste mês de Outubro somos chamados como Igreja a rezar e refletir sobre o nosso dever missionário nos dois aspectos, primeiro vamos rezar por tantos irmãos missionários, padres, freiras e leigos que estão mundo afora evangelizando são cerca de 1829 brasileiros em todo o mundo;somos convocados também a nos tornarmos missionários em nossa realidade urbana e desafiadora:nos apartamentos, nos barracos, nos hospitais, nos grandes centros, em nossas comunidades etc… que cada um de nós possa assumir o compromisso missionário assumido em nosso batismo de anunciar o Cristo e que nos sintamos incomodados como o grande apostolo Paulo e que um dia possamos dizer: “ Ai de mim se eu não evangelizar”. Convido-os a pesquisar mais sobre a missão nos sites: pime.org.br / ou pom.org.br e a ler o Documento de Aparecida que esta recheado do apelo missionário como seu fio condutor. Na Evangelli Gaudi do Papa Francisco a missão é o que renova e anima o evangelizador e o evangelizado.

Paz e Bem Pe Toninho ( Par. São Pedro Ap. Pedro Jose Nunes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.